Artigos

Os alimentos que fortalecem o nosso sistema imunológico

Todos nós possuímos uma proteção natural que combate os chamados micro-organismos invasores (bactérias e vírus), no instante em que estes adentram em nosso organismo, nos deixando com qualquer sintoma de doença.

Quem não não sofreu com os sintomas de uma gripe, por exemplo?

Essa proteção é acionada ao menor sinal de invasão destes micro-organismos e auxilia na nossa rápida recuperação. Conforme cada tipo de ‘invasor”, o sistema imunológico ou imune reage de uma maneira diferente e natural.

Contudo, para que o sistema imunológico esteja sempre fortalecido a ponto de conseguir combater perfeitamente os micro-organismos invasores, é necessário o consumo de alguns alimentos, cujas propriedades são essenciais.

Essas propriedades são as vitaminas e minerais que devem ser consumidos com certa periodicidade.

Desta forma, devemos incorporar à nossa dieta, grãos, hortaliças frescas, frutas, nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. Alguns alimentos, por outro lado, prejudicam o bom funcionamento do sistema imunológico, tais como as gorduras trans e saturadas, os alimentos processados, além de refrigerantes.

Veja na tabela abaixo, alguns alimentos importantes para o nosso sistema imunológico e que não podem faltar na sua mesa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *