Artigos

O que é e como funciona a Pirâmide Alimentar?

A pirâmide alimentar foi desenvolvida por cientistas que estudaram a alimentação das populações consideradas saudáveis, ou seja, nessas populações, o índice de doenças ligadas à alimentação era muito baixo. Atualmente, a pirâmide é o esquema alimentar mais aceito em nível mundial.

O espaço que cada grupo ocupa na pirâmide está associado à proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária.

GRUPOS

  • Os óleos e gorduras ocupam só a pontinha da pirâmide e devem ser ingeridos sempre em pouca quantidade diariamente. Contudo, não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, e também, na formação dos nossos hormônios. Lembrando ainda, que 60% do nosso cérebro é composto de gordura.
  • O grupo do leite e seus derivados devem ter um consumo diário de 2 a 3 porções.
  • O grupo das carnes e das leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), além das oleaginosas (castanha, nozes, amendoim), é um grupo rico em proteínas. As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo, formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação dos hormônios. As oleaginosas, além do valor proteico, contém gorduras essenciais à nossa saúde e seu consumo devem ser de 2 a 3 porções por dia.
  • As frutas e verduras têm alto teor de vitaminas e minerais e auxiliam na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietéticas e seu consumo deve ser de 2 a 4 porções ao dia.
  • Na base da pirâmide, por sua vez, se encontram os pães, as massas, batatas, arroz, dentre outros. São alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos podem ser simples (açúcares) ou complexos (amido), e sua função é fornecer energia ao nosso corpo. Seu consumo deve ser de 5 a 11 porções ao dia, dependendo da atividade física.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *