Anemias: sintomas e o que a anemia pode causar?

Existem vários tipos de anemia, como deficiência de ferro, ácido fólico , vitamina B12 , talassemia e também podem ser causadas por infecções. Saiba mais:

Anemia é o nome dado à redução do número de glóbulos vermelhos no sangue. Também chamados de “hemácias” e “eritrócitos”, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea.

As hemácias que estão no sangue vão até o pulmão, captam o oxigênio respirado (ligando-o à hemoglobina), passam por toda a circulação sanguínea distribuindo esse oxigênio para as células do corpo poderem funcionar adequadamente.

Quando todo o oxigênio é entregue, as hemácias retornam aos pulmões para reiniciar o ciclo.

Tipos de Anemia

Existem vários tipos de anemia, como deficiência de ferro, ácido fólico , vitamina B12 , talassemia e também podem ser causadas por infecções, estados inflamatórios crônicos, intoxicação da medula óssea por medicamentos, insuficiência renal, câncer hematológico, gravidez, doenças autoimunes, doenças genéticas, etc.

O diagnóstico de anemia é efetuado com recurso a análises ao sangue, através da realização de um hemograma.

Uma vez identificada a presença de anemia poderá ser necessário recorrer a exames adicionais de forma a identificar a causa da mesma e, desta forma direcionar o tratamento.

Sintomas de anemia

Os sintomas da anemia podem passar despercebidos durante a fase inicial ou, até ser inicialmente confundida com cansaço ou fadiga.

Dentre os sintomas da anemia no corpo, destacam-se:

• Palidez da pele e mucosas
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Fraqueza

Tratamentos da Anemia

O profissional de nutrição pode ajudar a tornar a vida dos pacientes muito mais saudável. Os alimentos que vão no prato são o principal remédio e uma pequena mudança nos hábitos, pode implicar em uma significativa mudança no estado de saúde de cada paciente.

O tratamento da anemia deve ser orientado conforme o tipo de anemia e a sua causa, mas passa pela reposição dos níveis normais de glóbulos vermelhos e de hemoglobina.

No caso da anemia originada pela carência de ferro ou de vitamina B12, o tratamento baseia-se na administração de suplementos de ferro ou de vitamina B12, respectivamente.

Paralelamente, é necessário a adoção de uma dieta equilibrada e que permita suprimir as necessidades nutricionais do indivíduo, nomeadamente as necessidades diárias de ferro.

Quer saber mais? Encaminhe as suas dúvidas para mim! Será um prazer respondê-las!

Agende já a sua consulta nutricional presencialmente ou on line no telefone 11 99228-8515.