
Alimentos no combate ao câncer
Embora muitas vezes o paciente não sinta apetite e nem o sabor dos alimentos, uma dieta bem planejada pode surtir efeito mais rápido nos tratamentos. Saiba mais:
É fato que durante os tratamentos de radioterapia e quimioterapia, os pacientes fica em estado um pouco mais debilitado, perdendo inclusive a fome e o paladar.
Nestas situações, os familiares não medem esforços na tentativa de fazê-los comer – o que de fato é louvável, contudo, os pacientes em tratamento oncológico não podem apenas se alimentar em função da cor dos alimentos ou do que possa lhe despertar desejo.
É necessário que, acompanhados de um profissional de nutrição, os pacientes tenham uma dieta adequada e balanceada para que seus corpos recebam todas as vitaminas e nutrientes necessários, para se manterem fortes durante os tratamentos mais intensos.
Os nutrientes de que o corpo necessita se encontram em vários grupos de alimentos. Assim, os nutrientes necessários para uma recuperação mais rápida e eficiente são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais.
Contudo, os alimentos de um grupo não podem substituir os alimentos de outro grupo. É preciso, portanto, consumir uma variedade de alimentos dentro dos grupos, para que a dieta possa reforçar o corpo. E isso, o nutricionista poderá melhor prescrever.
Outras dicas importantes são:
– Para os pacientes oncológicos que estão fazendo quimioterapia, o consumo de melão, melancia , água de coco e chás frios são bem vindos;
– Mastigar bem os alimentos, permitindo uma digestão mais fácil; tomar cuidado com os excessos de gordura e de frituras, dando preferência sempre à grelhados, peixes e frangos;
– E se possível, sempre, substitua com moderação o óleo pelo azeite de oliva;
– Não consuma embutidos tais como mortadela, salame, presuntos, linguiça, salsicha, dentre outros, e evite enlatados, fast food, comida congelada e alimentos instantâneos, como aquele famoso macarrãozinho;
– E não deixe de passar na nutricionista para checar sempre a melhor dieta, a fim de que o tratamento surta um efeito mais rápido e o paciente sinta seu corpo o menos debilitado possível.
Agende já a sua consulta presencialmente ou on line nos telefones 11 98525-1138 / 11 99228-8515.

