Artigos

5 Dicas Para Alimentação Saudável na quarentena

Como manter uma alimentação saudável e gostosa durante a quarentena?

 

Em tempos de quarentena, o que mais sobra é tempo para gente saborear diversos pratos e experimentar ingredientes novos. Uma alimentação saudável é fundamental!

Contudo, é preciso muito cuidado, na hora de comer um pouco de tudo. Quando estamos em casa, geralmente, ficamos tão à vontade que logo sentimos fome de tudo.

Separar bem o que vai se consumir pode ajudar a saciar a fome por mais tempo, e ainda, controlar o peso e outras taxas importantes da nossa saúde, como as do colesterol e diabetes por exemplo.

Veja as dicas abaixo que poderão fazer toda diferença nesta quarentena!

Dicas Para uma Alimentação Saudável na Quarentena

 

1ª – Alimentos naturais de preferência!

Escolha sempre os alimentos naturais em vez dos industrializados, gordurosos e ultraprocessados, visto que os alimentos naturais têm maior valor nutritivo, sabor muito mais gostoso e um preço bem mais acessível. É mais saúde no prato, mais saciedade e muito mais qualidade de vida.

2ª Mastigue os alimentos sem pressa

Muita gente come sempre com pressa. Está errado! A mastigação sendo o primeiro processo da digestão dos alimentos, deve ser feita com calma, de forma que estes sejam muito bem triturados ainda na boca. É através da mastigação que a saliva é ativada e ajuda na liberação de enzimas que auxiliam na absorção de nutrientes.

Sem contar que, mastigar bem ajuda a reduzir o peso corporal, além de evitar azia, dor de estômago e problemas intestinais.

3ª Evite alimentos industrializados

No dia a dia, quando a gente cozinha, é uma tentação utilizar molhos e outros produtos prontos para acrescentar sabor e economizar tempo. Aí que mora o perigo, porque muitos destes produtos industrializados possuem aditivos químicos a fim de prolongarem sua validade e que por consequência, além de interferirem no sabor, aumentam as chances de problemas cardiovasculares, gástricos e respiratórios, além de alergia e colesterol elevado.

Em vez disso, opte por sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e tantos outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação.

Sem contar que as ervas e muitos temperos possuem poder antioxidante e anti-inflamatório.

Ou seja, além de deixar os pratos mais gostosos, você ganha mais saúde com eles.

4º – Em vez de suco de frutas, COMA a fruta

Eu sei, eu sei. Um suquinho é tão gostoso e não faz mal à ninguém. Realmente, vez por outra, um suco é uma delícia. Contudo, no suco, você deixa de absorver nutrientes e vitaminas da fruta, que seriam muito mais absorvidos se a fruta fosse mastigada.

Ocorre que as frutas possuem mais fibras do que os sucos de frutas, visto que na maioria das vezes são coados. E mesmo que não sejam, boa parte dos nutrientes, acaba indo para o lixo.

Por isso, sempre que possível, coma a fruta pura, pois as fibras ajudarão no funcionamento intestinal , na saciedade da fome e até permitirão que um leve aumento da glicemia, impeça a você de comer bobagens e ganhar peso depois.

 

5º – Uso do Azeite

O azeite de oliva extravirgem é um ingrediente que não pode faltar na sua alimentação. Ele é derivado de uma prensagem direta nas azeitonas, o que o dá a característica encorpada, além de manter todas as suas propriedades. Por não ser produzido à base de solventes químicos, possuem todos os compostos fenólicos, anti-inflamatórios e antioxidantes.

O que isso significa?

Significa que ele vai fortalecer o seu sistema imunológico, além de prevenir doenças do coração, além de combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

E cá entre nós, deixa a comida muito mais gostosa.

Aproveite que está em casa este tempo e prepare alimentos deliciosos para você e sua família. Se quiser dicas, o meu site tem um monte, e não se esqueça de agendar a sua consulta. O atendimento agora pode ser on line, por vídeo conferência, via Skype (Rita Novais) ou What’s App: 11 98525-1138 / 11 99228-8515.

É só chamar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *