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O que você precisa saber sobre alimentação crudívora!

Um tendência cresce atualmente, dentre os que optam por alimentações mais saudáveis e de satisfação mais prolongada: a alimentação crudívera. Saiba mais sobre estas refeições e veja a deliciosa receita abaixo

por Nutricionista Rita Novais

A alimentação crudívora ou “raw food” em inglês, designa o consumo de vegetais crus como uma forma de aumentar a vitalidade dos alimentos ingeridos, algo tão importante quanto os carboidratos e proteínas consumidas.

Na dieta a base de alimentação crudívera são consumidos os seguintes alimentos: frutas, legumes, frutos secos, verduras, sementes e grãos germinados. Estes alimentos são considerados uma excelente fonte energética, em razão de sua fácil digestão, por conta do seu recheio de enzimas vivas. Com isso, o aparelho digestivo gasta menos tempo e força para digerir estes alimentos, aproveitando melhor suas propriedades e dispensando maior pique ao corpo.

Trata-se também de uma dieta que desintoxica o corpo, visto que é rica em vitaminas, fibras, clorofila, fitonutrientes e enzimas ativas. Estes alimentos ajudam a atingir o peso certo, são alcalinizantes e passam grande sensação de bem estar, de forma que a pessoa se sinta sempre revitalizada.

Por que consumir alimentos crus?

Um conceito básico da alimentação crudívora é a manutenção das propriedades dos alimentos de forma que nada se perca durante o preparo das refeições.

Em um cozimento de mais de três minutos, com temperatura acima de 46 graus, muitas enzimas vitais dos alimentos são destruídas. Ou seja, a comida perde suas propriedades que certamente fariam total diferença ao corpo. Isto porque, tais proteínas quando coagulam na fervura, tornam-se mais difíceis de serem absorvidas pelo organismo.

Com isso, o que poderia ser absorvido, transforma-se em resíduo e por consequência, em componentes mais tóxicos que favorecerão ao surgimento de radicais livres.

Por sua vez, quando o alimento é cru, ele contem nutrientes; água em quantidade equilibrada, fibras e demais proteínas e vitaminas que ajudam ao corpo em seu desenvolvimento e atividade diária.

Dentre os benefícios da alimentação crudívora, destacam-se:

– maior equilíbrio de emoções;
– maior prevenção e até combate de doenças;
– melhora do sistema imunológico;
– maior foco nas atividades diárias e ganho considerável de memória;
– cabelos mais brilhantes e pele mais lisa e com menos rugas;
– perda de gordura e ganho de massa muscular satisfatória (peso certo);
– desintoxicação do corpo e
– maior disposição no dia a dia (o que equivale a uma redução de até três horas no tempo de sono).

Como “adotar” o hábito e passar a consumir também a alimentação crudívora?

Antes de mais nada é necessário passar por uma avaliação nutricional. O ideal é começar pelos “smoothies” logo no café da manhã. Depois, aumente o consumo de vegetais crus na sua salada . E assim por diante.

Veja a receita abaixo, para preparar uma deliciosa e nutritiva salada de couve com maçã:

 

SALADA DE COUVE COM MAÇÃ VERDE E MOLHO DE ABACAXI

Preparo: Bata no liquidificador o abacaxi, com o açafrão, a pimenta e o sal. Misture com alho picado e deixe à parte. Fatie a couve, misture com o suco de limão, a maçã e a cebola. Misture o molho de abacaxi e sirva!

Dúvidas? Entre em contato comigo através do campo de mensagens, na aba “contatos” ou por meio do e-mail: contato@consultoriaalimentar.com.br. Marque uma consulta, quem sabe eu não possa te ajudar!

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