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O que é kefir? Qual o sabor dele?

por Nutricionista Rita Novais

Kefir é o produto cuja fermentação se realiza com lactobacilus e leveduras elaborados com grãos de Kefir.

O preparado pode ser feito com  leite de vaca, cabra, etc.

Diferente do iogurte do que é fermentado apenas por lactobacilus, o kefir exige temperaturas mais baixas.

Possui ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pridoxina (vitamina B6), triptofano, vitamina B12, vitamina K.

Possui gosto refrescante, levemente azedo a sua acidez e teor de azedo vai varias de acordo com o tempo de fermentação.

– Quais os benefícios para a saúde e o emagrecimento?

O uso do Kefir como alimento pode também trazer benefícios e auxílio para:

  • Regular pressão sanguínea Sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
  • Controlar o açúcar no sangue melhorando o diabetes;
  • Reduzir o processo de envelhecimento;
  • Possui Kefiran um anti-cancerígeno;
  • Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervos;
  • Kefir é um alimento probiótico, ou seja, restabelece e equilibra a flora intestinal, eliminam dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora;
  • Regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.

– Ele é melhor que o iogurte? Por quê?

O iogurte e o kefir são bebidas à base de leite fermentado por culturas lácteas, porém as culturas no iogurte e no kefir são diferentes. O iogurte auxilia no sistema gastrintestinal, enquanto o kefir vai além e coloniza de forma efetiva o sistema gastrointestinal com bactérias benéficas.

O kefir é mais fácil de ser digerido e possui de alguns lactobacilos dificilmente encontrados em iogurtes comuns.

– Ele pode substituir o iogurte no preparo de receitas sempre?

Sim pode

– Quais receitas dão certo com ele? Quais não dão certo?

Não utilize o Kefir em preparações assadas, pois mata as bactérias e leveduras presentes.

– Qual a porção recomendada por dia?

De uma a 2 porções (120ml cada) por dia

– Quantas calorias têm?

O kefir possui 40kcal em 100g, com o preparo do leite desnatado o creme possui 90kcal em 100g

– Quem pode consumir o kefir? Existe contraindicação?

O kefir é um alimento recomendado para todas as idades e pessoas, sem nenhum tipo de contraindicação. Além do leite de vaca, pode ser preparado com outros tipos de leite, até mesmo com leite de soja e de coco, o que faz com que possa ser consumido por vegetarianos.

Para intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e veganos, há a opção de cultivar o kefir de água

– Como fazer kefir em casa? Como conservá-lo e qual a data de validade do ingrediente?

Preparo do Kefir em casa:

Em meio litro de leite em temperatura ambiente, adicione cerca de uma colher de sopa de grãos/cogumelos de kefir.

Deixar repousar durante 24 horas em temperatura ambiente (que kefir não se desenvolve na geladeira, e morre se posto em líquido com mais de 40ºC).

Coar e adoçar a gosto, o creme deve ir para a geladeira e deve ser consumido por um a 2 dias.

Adicionar mais leite aos grãos que sobraram para fazer a nova dose de kefir.

OBS: Nunca deixar o cogumelo mais de 48 horas no mesmo leite. Fazer isto todos os dias;

No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água morna, no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias, nunca use água fria;

No Verão deve colocar o frasco em lugar fresco e no Inverno deve resguardá-lo do frio.

O kefir pronto deve ser armazenado em geladeira na temperatura ideal entre 0 e 5ºC, nesta temperatura a validade é indeterminado.

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