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Flacidez: como combatê-la?

A  flacidez é caracterizada pela perda de elementos do tecido conjuntivo (elastina e colágeno), diminuindo a firmeza entre as células.

As causas da flacidez estão associadas à genética, excesso de peso, sedentarismo, alimentação inadequada e emagrecimento acelerado.

Pesquisas mostram que, por volta dos 30 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.

Mas, quais os procedimentos para evitar a flacidez?

A alimentação saudável contribui para evitar a flacidez. Assim:

  • Evite engordar e emagrecer constantemente,
  • Retire do seu cardápio alguns alimentos que são as gorduras saturadas, bebidas alcoólicas, embutidos, salgadinhos e enlatados e o excesso de açúcar.

A vitamina C contribui para a manutenção das barreiras naturais contra as infecções e formação do colágeno, um componente essencial das membranas das células e que é encontrado em alimentos como o kiwi, abacaxi, caqui, cítricos, melão, morangos, pimentão, tomate, verduras, frutas e hortaliças em geral.

Diversos estudos demonstraram que a vitamina E aumenta a resposta imunológica e é um antioxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres. As fontes são encontradas no germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, castanha e nozes.

O consumo de proteína é importante para a formação do colágeno ela deve fazer parte de 10 a 15 % da alimentação, elas são encontradas nas carnes, ovo, peixe, frango, cereais integrais, feijões, quinoa, folhas verdes e gelatina ( evite aquelas que contêm açúcar).

A aveia e em todos os cereais integrais, como o arroz e o trigo, está presente o poderoso mineral silício, um dos elementos mais importantes para a firmeza da pele. O silício atua diretamente no colágeno e na elastina estimulando sua fabricação e protegendo-os contra a destruição.

O chá verde é capaz de aumentar a firmeza e combater a flacidez da pele. O chá verde, e também seus similares (o chá branco e o chá vermelho) são riquíssimos em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis que combatem os radicais livres que atacam o colágeno e a elastina da nossa pele causando a flacidez.

Ao contrário dos chocolates comuns que são ricos em açúcar e gordura e só servem para engordar, os chocolates com 70% de cacau são ricos em polifenóis, auxilia contra os radicais livres, ajudando na proteção do colágeno e da elastina. E basta uma barrinha de 20 gramas diárias para que você possa usufruir desta delícia que ajuda a firmar a pele.

O consumo de 2 unidades de castanhas do Pará por dia fornece a quantidade de selênio necessário, auxilia na manutenção do colágeno, além de ser rica em ômegas-3 e 6.

Não se pode esquecer-se de beber muita água. A água favorece a eliminação de toxinas pelo organismo.

Manter a saúde e a beleza do corpo não se restringe ao consumo de determinado alimento isolado, mas deve haver uma combinação desses alimentos a uma prática de vida saudável, composta por atividades físicas, alimentação equilibrada.

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